Últimas Notícias

PICUÍ: Podas das históricas árvores na Rua Ferreira de Macedo diz muito atual sobre gestão municipal

ad+1

Redação -


Desde 2017 não é apenas uma simples poda que acontece nas árvores do município de Picuí. Tomando como exemplo as históricas árvores da Rua Ferreira de Macedo, onde antes de 2017 eram completamente ‘peladas’ pelas gestões que passaram, hoje a realidade é completamente diferente.

Numa junção inteligente de uma gestão comprometida, a parceria entre as secretarias de Infraestrutura e Agricultura deu muito certo e, juntas, são responsáveis pelo programa revolucionário chamado ‘Campo Sustentável’. Funciona da seguinte forma: os galhos de árvores podados e o côco verde de todo município são recolhidos pela secretaria de infraestrutura onde é levado para um espaço dentro do IFPB – Campus Picuí, lá é entregue aos cuidados da Secretaria de Agricultura e NEA – Núcleo de Estudos em Agroecologia.

A partir deste ponto a mágica acontece em que o material coletado nas ruas é triturado, distribuído em leras e transformado em adubo de alta qualidade para recuperação de áreas degradas na zona rural e em praças públicas. Um ciclo perfeito de reutilização correta do material orgânico. Com isso, a quantidade de lixo encaminhada ao aterro controlado de Picuí é de 30%.

A ação é tão eficiente que está concorrendo ao Prêmio Nacional do ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – em que visa esse tipo de iniciativa.

A pergunta é: porque outras gestões não pensaram nisso antes? Um dos ex-prefeitos, inclusive é engenheiro agrônomo. Parece mentira, mas teve de vir Olivânio Remígio, um gestor que realmente pensa no povo e nas atitudes que refletem em todo município.

0 comentários:

Disponível 24h

Disponível 24h