Últimas Notícias

EXÉRCITO NAS RUAS: Crise pode levar Brasil a um golpe dentro do golpe

ad+1

Por Renato Rovai e Ivan Longo -


O pais está em alerta não mais com a greve dos caminhoneiros, mas com o que ela pode gerar. As consequências com a possível paralisação de aeroportos e desabastecimento a partir de amanhã podem criar um ambiente mais do que propício para intervenções radicais.

Baixe nosso aplicativo 24h: Clicando aqui. Curta nossa Página no Facebook e Siga-nos no Instagram para se manter sempre bem informado.

A paralisação dos caminhoneiros por conta dos sucessivos aumentos no preço do diesel já fazem postos de combustível vender gasolina a quase R$9,00 o litro, como acontece em um posto de Recife. Além disso, temendo mais aumentos, a população faz filas e lota postos de combustível em todo o país. Assim como os supermercados, que são afetados com a paralisação por conta do abastecimento de alimentos. 
Intervenção pode ser via acordo jurídico-militar
Em grupos de direita pelas redes sociais as mensagens defendendo uma intervenção militar já estão viralizando. Inúmeros vídeos falando sobre o “caos” brasileiro com o aumento do preço dos combustíveis e invocando as Forças Armadas para resolver a crise tem sido espalhados fortemente. 
A intervenção militar pura é algo que poderia escancarar o golpe no Brasil e prejudicar a continuidade do projeto neoliberal radical que vem sendo implementado pelo governo Temer. Mas uma solução “café com leite”, com o Supremo e com tudo, poderia ser melhor aceita e envolver também as Forças Armadas.
Os próximos dias são decisivos para o país. E o adiamento das eleições com a constituição de um governo interventor jurídico-militar é uma possibilidade que não pode ser descartada. Por isso, mais do que nunca as forças progressistas têm que disputar as ruas e articular fortemente um campo civil democrático para resistir ao que pode estar sendo construído nas sombras. O momento não é apenas de mais uma crise. Mas de uma grave crise político-institucional. Que pode nos levar a um túnel ainda mais escuro do que o atual.

0 comentários:

Disponível 24h

Disponível 24h