Últimas Notícias

JP terá 'Virada Legislativa’ com maratona de Projetos de Lei de iniciativa popular

ad+1

Portal Correio - 

Técnicos do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) chegaram a João Pessoa nesta segunda-feira (04) para definir como será a primeira Virada Legislativa do país. A ideia é que, durante um dia inteiro, vereadores e assessores se encontrem com a população para, juntos, construírem iniciativas que poderão se tornar Projetos de Lei de iniciativa popular, inicialmente voltados à mobilidade urbana. Essas ideias poderão ganhar força de lei através do app Mudamos.

O assunto começou a ganhar forma em uma visita que vereadores pessoenses fizeram à sede do ITS Rio, em agosto, e o evento nasce como mais uma parceria entre as instituições - a anterior foi o Mudamos, desenvolvido pelo instituto. “Viemos tratar da logística e da organização de como será feito essa ‘Virada Legislativa’, afinal é a primeira do país”, comentou o coordenador de projetos do ITS Rio, Marco Konopack.

Ele e a pesquisadora em comunicação da instituição carioca, Débora Albu, foram recepcionados pelo presidente da Casa, Marcos Vinícius (PSDB), pelos 2º e 3º secretários da Mesa Diretora, respectivamente Dinho (PSD) e Eduardo Carneiro (PRTB), e pelo vereador Bosquinho (PSC).

De acordo com Konopack, a Câmara de João Pessoa foi escolhida pelo caráter inovador que a gestão tem dado ao Legislativo Municipal através datecnologia, como forma de aproximar mais os vereadores da população, em geral, lembrando que a Câmara da Capital foi a primeira Casa Legislativa do país a abraçar o aplicativo Mudamos.

Para Débora Albu, o Legislativo Municipal tem se mostrado muito receptivo às inovações tecnológicas. “A gente entende que essas inovações propiciam mais abertura, mais transparência nos processos legislativos”, afirmou.

Marcos Vinícius, vê a nova ação como uma consequência natural do app Mudamos, adotado em sua gestão. “A tecnologia está aí para tornar nossa cidade melhor, e procuramos meios de estimular isso através da democracia direta”, resumiu o presidente.

A Virada Legislativa deverá acontecer em outubro e vai se inserir na programação que celebra os 70 anos do Legislativo pessoense.

0 comentários:

Disponível 24h

Disponível 24h