Últimas Notícias

Idosa deixa hospital psiquiátrico após passar mais de 60 anos internada

ad+1

G1 -

Uma idosa de 95 anos deixou nesta semana o Hospital Vera Cruz, em Sorocaba (SP), após passar mais de 60 anos internada em hospitais psiquiátricos. A paciente foi levada para São Paulo, onde passará a morar com um dos filhos.
De acordo com o pronturário da paciente, que nasceu em 1921, a primeira internação aconteceu em abril de 1952 no Hospital Psiquiátrico do Juquery, em Franco da Rocha (SP).
Ela ficou no local até 2006, quando foi transferida para o Hospital Mental, em Sorocaba. O local foi fechado em julho de 2014 e a idosa foi levada para o Vera Cruz.
Com isso, ela se tornou a paciente mais velha a deixar o tratamento na cidade, segundo a  coordenadora de Saúde Mental de Sorocaba, Mirsa Elisabeth Dellosi. Os pacientes do hospital, que passa por um processo de desintitucionalização, serão levados para Residências Terapêuticas (RTs) ou casas de familiares.
A saída da idosa, que não teve a identidade divulgada, já vinha sendo discutida com a família da paciente após o filho demonstrar interesse em levar a mãe para casa.
De acordo com Mirsa, ele fez alterações na residência, como a construção de um quarto com banheiro a levar a idosa. Ela conta ainda que informações da família davam conta de que a mãe havia sido internada quando o filho, que a levou para morar em São Paulo, tinha dois anos de idade.

0 comentários:

Disponível 24h

Disponível 24h